Foto: Linkedin
GABRIELE-ALDO BERTOZZI
( ITÁLIA )
Nascido na Eritreia , filho de pais italianos, em 1939, em 1973 publicou o seu primeiro livro de poemas, Codice onirico (Pádua, Rebellato) que reúne as suas composições escritas em maio de 68. A antologia foi traduzida para o neo-grego pelo poeta Febo Delfi e para o francês pelo letrista Jean-Paul Curtay, com prefácio do cofundador do Surrealismo Philippe Soupault. Além disso, frequentou círculos artísticos e literários de Paris, Roma e Florença com Eugenio Miccini, Primo Conti , Antonio Bueno (os dois últimos ilustraram suas outras coleções de poesia), em 1979 abandonou definitivamente a poesia linear pela poesia abstrata.
Em 3 de janeiro de 1980 fundou a Internazionale Novatrice Infinitesimale (também conhecida como Inismo ou INI) no Café de Flore em Paris na presença de Isidore Isou , fundador do Lettrismo , com quem já havia colaborado. O distanciamento do Lettrismo, apesar de Isou o ter definido num escrito como “o lutador mais sistemático da vanguarda”, foi claro e definitivo. Em 11 de setembro do mesmo ano, o primeiro manifesto do Inismo foi publicado em Paris, seguido em 1987 por Apollinaria Signa, o segundo manifesto do Inismo. Outros manifestos do INIST serão dedicados à videopoesia, à realidade virtual, à fotografia, à arquitectura até à crítica do INIST de Maio de 2005. Nos anos seguintes, vários movimentos nacionais foram fundados em Espanha, Estados Unidos da América, Argentina e Brasil. Em 1996 foi galardoado com o Prêmio Charles Cros de la Ville de Fabrezan , em 2006 com a medalha de ouro de honra da villa de Puteaux e em 2007 a República Francesa concedeu-lhe o título de Officier dans l'Ardre des Palmes Académiques. Uma rua no município francês de Borée também recebeu seu nome.
Bertozzi, além de exercer esta atividade jornalística e itinerante, dedicou-se à profissão de professor de língua e literatura francesa desde 1966, primeiro na Universidade de Roma "La Sapienza" até 1986, depois na Universidade de Chieti-Pescara até 2010, bem como inúmeras excursões como professor visitante em universidades europeias e americanas.
Entre suas obras podemos lembrar para o teatro, La Signora Proteo (1990), para os aforismos, Guida del Rivoluzionario (1999), para o romance, Retour à Zanzibar (2008) e Arcanes du désir (2018), para o não- ficção seus livros e artigos sobre Charles Cros, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud e Guillaume Apollinaire .
DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA. ANO XX – No. 30. Editor Bilharino. Capa; Visual de Gabrile -Alfo Bertozzi. Uberaba, Minas Gerais, Brasil: 2000. 200 p. No. 10 787 Uberaba, MG – Brasil. Capa: Visual de Gabriele-Aldo Bertozzi. Editor: Guido Bilharino 200 p. Ex. biblioteca de Antonio Miranda
*
VEJA e LEIA mais POESIA VISUAL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html
Página publicada em abril de 2024
|